Pular para o conteúdo principal

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e tem a difícil missão de convencer Will a enxergar que é possível ele viver, mesmo sendo cadeirante, e vai tentar convencê-lo, mas não conseguirá, pois ele está determinado a pôr fim na própria vida. Logo no início ele é grosseiro e mal humorado com  ela, mas Lou consegue fazer com que ele se sinta feliz, e o leva  para inúmeros passeios, a partir daí inicia um afeto entre ambos. E Lou passa a sentir que Will é especial para ela. E ela para ele. Um trecho abaixo retirado dos primeiros capítulos:

"Eu sou Lou, minha voz, incomumente trêmula, quebrou o silêncio.Pensei por um breve momento se estendia a mão, então, me lembrando de que ele não poderia segurá-la, dei um leve aceno.-diminutivo de louisa.
"Então, para meu espanto, suas feições se desanuviaram e sua cabeça se endireitou sobre o pescoço.Will Traynor me olhou firmemente, com o mais leve dos sorrisos tremulando sobre o pescoço"( página 34)

"- você não precisa se comportar como um babaca. (Lou)
As palavras pairaram no ar.
A cadeira de rodas parou. Houve uma longa pausa, e então ele deu marcha a ré e fez a volta devagar, até poder me encarar,sua mão no pequeno joystick.
- O quê? ( Will)
Olhei para ele, o coração batendo acelerado.
- seus amigos receberam um tratamento de merda.ótimo. Eles provavelmente mereciam.Mas eu estou aqui todos os dias apenas tentando fazer meu trabalho melhor que posso.Por isso, eu ficaria muito satisfeita se você não fizesse da minha vida algo tão desagradável, ao contrário do que você faz com a vida de todo mundo.
Will arregalou um pouco os olhos.Passou-se um instante até ele falar de novo.
- E se eu disser que não quero mais você aqui?
- Não fui contratada por você...
Aparentemente,a expressão de Will traynor não se alterou muito, mas acho que vi espanto ali,como se não estivesse acostumado a ter alguém discordando dele...
mas Will apenas ficou me olhando por um tempo e, como eu não desviei o olhar, deu um pequeno suspiro, como se quisesse dizer algo desagradável.
- Muito bem-  disse ele, e virou -se na cadeira de rodas.- Apenas coloque as fotos na gaveta de baixo,sim? Todas.
E, com um zunido baixo, foi embora." ( páginas 56,e 57 ).


Acredito que a posição do Will com a Lou, muda a partir desse momento em que ela revida sua grosseria , discordando dele. O livro é incrível, os personagens todos muito cativantes, emocionantes e envolventes. Os passeios,e os momentos em que louisa, tem ao lado do Will é simplesmente maravilhosos, dignos de serem lidos com muito afinco. Eu amei, os capítulos do aniversário da Lou, em que ele, Will presenteia ela com um par de meias de abelhas, e ela fica exultante! E o bilhete que ele envia, e depois ela lê... Ai! Não irei detalhar tudo, é melhor ler , pois o livro é cativante. Retirei trechos de algumas partes do final que achei muito interessante, abaixo:


" - você,Clark - ele olhou para as mãos  -, é a única pessoa com quem eu sinto que posso falar desde que eu acabei nesta porcaria..." ( página 220)
" - Você está absolutamente linda.
- Engraçadinho.
- venha cá - disse ele - bem pertinho de mim.
 Eu me deitei de novo , olhando- o . Vi o relógio sobre a porta e tive, então a noção do tempo passando. Coloquei o braço dele em volta de mim, enrosquei os braços e pernas de modo a ficarmos bem entrelaçados. Peguei sua mão ( a boa) e entrelacei meus dedos, beijei o nó dos dedos quando apertaram os meus... Beije-o, tentando trazê- lo de volta. Deixei meus lábios nos deles de maneira que nossa respiração se misturou e minhas lágrimas viraram sal na sua pele... (página 312 )


Bem, o livro me encantou  e me encheu de paixão  pelo Will e a Lou , só que infelizmente ele morre,esse trecho acima é do último capitulo, fiquei triste, mas o que os dois viveram durante toda a estória, cobre qualquer vestígio de luto após a leitura desse livro lindo e emocionante.







Autora: Jojo moyes

Editora: intriseca

Tradução: beatriz horta

Número de páginas: 318

Avaliação: excelente, muitíssimo bom.

Foto: Arquivo pessoal







Comentários

  1. Suas resenhas são bem elaboradas! Apesar de não puder ler estas literaturas percebo um aprimoramento em suas resenhas. Um grande abraço continue em frente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…