Pular para o conteúdo principal

( Resenha) Contato, de Carl Sagan




Contato de Carl Sagan é um romance norte-americano de ficção, que traz uma história sobre o ceticismo da ciência em busca de contato com extraterrestres e o papel da religião em relação aos extraterrestres, e o embate conflituoso entre ciência e religião. 
Ellie Arroway desde garotinha era fascinada pelas estrelas e pelas ondas do rádio, e muito questionadora acerca do mundo onde vive. Apaixonada por matemática e aritmética, ellie cresce, e através dos seus estudos, se torna uma notória astrônoma e cientista responsável pelo projeto Argus de radiotelescópios, no novo México. Ambiciosa pela sua excelente carreira como cientista, Ellie pouco dá valor a sua família, exceto pelo falecido pai, que sempre carrega consigo as doces lembranças que viveu ao lado dele quando pequena. Incansável à frente do projeto, Ellie descobre a estrela Vega, e começa a receber através dos telescópios, sinais em números vindos da estrela, o que significaria uma mensagem codificada. A descoberta suscita a curiosidade de alguns países em torno dos sinais. Líderes religiosos entram na discussão, alegando se tratar de algo relacionado aos dogmas religiosos, outros acreditam que pode ser o juízo final.
Com a ajuda de sua equipe, Ellie consegue decodificar os números. A mensagem dos extraterrestres instrui os humanos para a construção de uma máquina complexa, para as autoridades, o custo dessa máquina equivaleria a trilhões em dinheiro. A máquina é construída.


Ellie, e mais quatro tripulantes embarcam dentro da máquina, o dodecaedro, rumo ao desconhecido da galáxia. Eles comtemplam de perto toda a teoria da relatividade, os buracos negros, a estrela Vega, até acoplarem ao ao seu destino final que acaba mexendo profundamente com o emocional dos cinco tripulantes. Ao retornarem da viagem, Ellie e os cinco tripulantes terão que provar as autoridades céticas, se de fato foram até a estrela Vega, anos luz de distância da terra, ou tudo não passou de loucura deles. Aí é que entra a questão discutida ao longo do livro, Ciência versus religião. 


Carl Sagan, nos propõe um tema muito polêmico acerca da ciência que nega a existência de um Deus criador, dando ênfase no acaso, por outro lado, ele nos conduz ao vasto do desconhecido dos temas dos assuntos religiosos, a existência de um Deus, única fonte aceitável para aqueles que acreditam e até mesmo para aquelas pessoas que não acreditam. Sagan expõe os dois temas no livro sem favorizar um lado, explora de modo racional e romântico os assuntos dos dois temas, isso prova a grandiosidade de seu conhecimento sobre ciência e religião. Vale lembrar que Ellie é agnóstica, com a opinião pautada no ceticismo. Mas após o encontro com os extraterrestres, suas convicções sobre a ciência desmorona, ela conta e busca auxílio no reverendo joss Palmer, um dos personagens de destaque na história. No fim, ellie acaba descobrindo a mensagem que tanto tentou decodificar: Há uma inteligência superior por trás do universo.


"A máquina vai a algum lugar... Ou alguma época. Era um trem de carga perfurando a noite, resfolegante.
Se uma pessoa subisse a bordo, a máquina a tiraria das sufocantes cidadezinhas provincianas da infância e a conduziria às esplêndidas cidades de cristal. Era descoberta e fuga, um fim à solidão. Cada atraso na produção ditado por motivos lógicos, cada alteração  sobre a interpretação consta de algum subcodicilo das instruções a haviam feito mergulhar em desespero. O que ela buscava não era a glória... Não principalmente, não muito... Mas sim uma espécie de libertação." (Página 233)


"Estavam caindo. Os painéis pentagonais do dodecaedro tinham se tornado transparentes, da mesma forma que o teto e o piso. Tanto no alto, como embaixo, Ellie podia distinguir a retícula de organossilicatos e os tarugos de érbio implantados que pareciam mexer-se. Todos os três henzels haviam desaparecidos. O dodecaedro acelerava- se, mergulhando por um longo túnel escuro, cuja largura só permitia a sua passagem... (página 237)


Livro: Contato

Título original em inglês: contact

Autor: Carl Sagan 

Ano de lançamento:1985

Editora: companhia das letras/formato pdf

Traduçao: Donaldson M. Garschagen

Gênero: Romance norte-americano 

Número de páginas: 315

Copyright by carl Sagan 1985

Avaliação: Regular 
Foto: tirado do google imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…