Pular para o conteúdo principal

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Carl Sagan



Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 


Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástrofes nas guerras e o poder atômico da bomba de hidrogênio no final da década de 40 sobre as cidades japonesas.



O sorriso deslumbrante de Carl, segundo sua esposa Ann.


A escrita do carl Sagan traz um embelezamento e um cetismo ferrenho acerca dos assuntos dos quais ele explica e defende com base científica. O que me deixou impressionada ( E fascinada!) é a singela humildade expressa em sua fala, e no comportamento como ser humano, percebidos em cada trecho do livro. Percebi uma sensibilidade expressa nele no capítulo 7  Em " O Mundo que chegou pelo correio" quando ele nos mostra o aquário em esfera de cristal com camarões e compara os seres humanos e o globo terrestre ao aquário dos Camarões. Eis aqui um curto trecho extraído do livro:




" O mundo chegou pelo correio. Estava marcado 'frágil'. No embrulho, havia um pequeno adesivo com a figura de um pequeno globo partido. Eu o abri cuidadosamente, temendo ouvir o tilintar de cristal quebrado ou descobrir cacos de vidros. Estava intacto. Com as duas mãos, tirei-o da caixa e o ergui à luz do sol. Era uma esfera transparente, com água mais ou menos pela metade. O número 4210 estava indicado em uma etiqueta não muito visível. Mundo 4210: devia haver muitos desse mundos. Cautelosamente, eu o instalei no suporte de acrílico que veio junto e fiquei observando.
Podia haver vida lá dentro - uma rede de ramos, alguns inscrustados com algas verdes filamentosas, e seis ou oito pequenos animais, a maioria cor de rosa, saltando, ao que parecia, entre os ramos. Além disso, havia centenas de outras espécies de seres, tão abundantes nessas águas quantos peixes dos oceanos da terra. (...)" (Página 76)


Ann Druyan, Esposa e viúva de Carl Sagan, relata no Epílogo final do livro, os últimos momentos da vida do astrônomo, e fala sobre sua família e nos conta como o conheceu, e através de suas palavras, percebemos o quanto eles dois se amavam, e trabalhavam sempre juntos. Cosmos e o filme contato, foram escrito por Ann e o marido. Um trecho abaixo extraído do livro. Carl Sagan é sem dúvida, um cientista completo, que inspirou muitos jovens e adultos com suas obras que atravessa décadas, e dá uma estranha ( E prazerosa) impressão que ele continua vivo, quando lemos seus livros. Para mim, ele continua vivo. Um perfeito exemplo de cavalheiro notável.


"  No dia seguinte, em Seattle, um exame de raio X, revelou que Carl tinha uma pneumonia de origem desconhecida. Repetidos deixaram de apresentar evidências de uma bactéria, vírus ou fungos culpados. A inflamação nos seus pulmões, era, talvez, uma reação tardia à dose letal de radiação que recebera seis meses antes como preparativo para o último transplante de médula. Megas doses de esteróides só aumentaram o seu sofrimento e não conseguiram limpar seus pulmões. Os médicos começaram a me preparar para o pior. Agora, quando me arriscava a andar pelos corredores do hospital, encontrava expressões inteiramente diferentes nos rostos já familiares da equipe. Eles se encolhiam com simpatia ou desviavam os olhos. Era hora de os  garotos virem para o oeste..." ( página 238)

Carl e a esposa, Ann

casamento de Ann e Carl em 1980




" Tudo começara em 1974, num jantar oferecido por Nora Ephron na cidade de Nova York. Lembro-me de como Carl estava bonito com as mangas arregaçadas e seu sorriso deslumbrante. Falamos sobre beisebol e capitalismo, e vibrei de pôder fazê-lo rir com tanto gosto, mas Carl era casado, e eu tinha compromisso com outro homem. Saíamos juntos como casais. Nós quatro nos tornamos amigos íntimos e começamos a trabalhar juntos.
Havia momentos em que Carl e eu ficávamos sozinho s, e a atmosfera era eufórica e altamente carregada mas nenhum de nós deixava que o outro  entrevisse os verdadeiros sentimentos que estavam em jogo ali. Era impensável.(...) ( Página 239)




Livro: Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio 

Título Original: Billions e Billions - Thoughts on life and Death at The brink of Millennium 

Autor: Carl Sagan

Gênero: Científico 

Número de páginas:252

Editora: Companhia das Letras

Ano de lançamento: 1997

Fotos: Livro Tirado do Google Imagens/ imagens copyright Carl Sagan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…