Pular para o conteúdo principal

( Resenha) A Garota que você deixou para trás, de Jojo Moyes




A Inglesa Jojo Moyes prova mais uma vez porque é tão admirada ( Autora do Best seller Como eu era antes de você, sim, aquele livro que amamos e que acabou virando um filme!) por seus milhões de leitores ao redor do mundo, com seus livros sensíveis e tocantes que acabam deixando suas marcas nos corações de nós, leitores e fãs, que rezamos sempre por mais livros como os dela.
Em A Garota que você deixou para trás, a autora nos leva para conhecer a história de duas mulheres fortes e destemidas de séculos diferentes, que acaba em um encontro inesperado do destino, quando uma delas se vê obrigada a defender o valor de uma obra e a história da outra. Ambas possuem a mesma determinação: De lutar por aquilo que amam e acreditam.


Durante a Primeira Mundial em 1917 na França, Sophie Lefévre se vê diante dos infortúnios trazidos pela guerra. O marido, Liv Halston um pintor francês de renome, vai para o front lutar com o exército francês. Antes da guerra, Édouard havia pintado a esposa em uma belíssima pintura quando se conheceram em uma loja, e acabaram se apaixonando.
Com a ausência do marido, Sophie e sua irmã Hélene lutam para viver com dignidade junto dos irmãos e filhos. Mas algo mudará completamente sua vida com a chegada do comandante Alemão Friedrich hench, em St. Péronne, inimigo dos franceses.
O Comandante fica embevecido ao ver o quadro de Sophie no salão do restaurante dela, o Le coq rouge, ele vai ao local após receber uma denúncia de que ela esconde um porco dentro da propriedade. Esperta, Sophie engana o alemão escondendo o animal debaixo dos olhos dele. E com as ordens do Kommandant, Sophie e sua irmã, Helene, passam a cozinhar para os soldados alemães no Le Coq Rouge.


No decorrer da história, acontece vários acontecimentos com Sophie, que acaba reencontrando o marido com a ajuda do Comandante...
Nos anos 2000, o quadro de Sophie aparece na parede do quarto de Liv Halston, um presente de casamento que fôra dado pelo falecido marido dela, David Halston. Ele lhe dera o presente após ajudar uma senhora em Madri, na Espanha. Esta senhora acaba doando o quadro para o casal, após receber a ajuda do marido de Liv.
E o destino prega uma peça em Liv que acaba se apaixonando por Paul McCafferty, que aliás, trabalha em uma empresa especializada em resgate de obras de arte que foram roubadas no passado, e por coincidência ele procura o quadro de Sophie, intitulado de A Garota que você deixou para trás. Liv vê o mundo desmoronar á sua frente quando Paul pede que ela devolva o quadro à familia de Édouard Lefévre. Liv e Paul vão parar nos tribunais por causa do quadro, os descendentes de Édouard Lefreve querem o quadro porque ele vale milhões, e ela tentará de todas as maneiras salvar o quadro e a memória de Sophie, e a si mesma de uma falência inevitável. O amor dos dois será colocado à prova diante desses acontecimentos inesperados. O Inexplicável acontece na vida de Liv, trazendo á tona verdades reveladas do passado de Sophie em cartas que foram doados pelo sobrinho da francesa, e a questão do quadro traz o seguinte embate: Se o quadro foi roubado pelos alemães na época da primeira guerra mundial da casa de Sophie, ou ela própria doou para o comandante alemão. Esse livro é sensacional, a técnica de escrita que a autora usa no livro, conduz o leitor de uma época para outra, é simplesmente fabuloso. O livro tem uma capa lindíssima, e já se encontra na minha estante de livros ao lado dos outros títulos da autora. Orgulho.



" - O Que está acontecendo, meu Deus do céu? Minha voz ecoou no pátio.
O Kommandant olhou na minha direção, surpreso com o meu tom: uma jovem passando pelo arco de entrada do pátio da fazenda, tendo agarrada à barra da saia uma criança chupando o dedo e ao peito, outra, enrolada em cueiros. Meu gorro estava meio torto, minha camisola branca de algodão já tão surrada que eu nem sentia o tecido enroscando em minha pele. Rezei para que ele não ouvisse o palpitar quase audível do meu coração.
Interpelei-o:
- E por qual suposta irregularidade seus homens vieram nos punir  agora?
Calculei que ele não ouvia uma mulher falar com ele daquele jeito desde a última que sairá de casa. O silêncio que se abateu sobre o pátio era impregnado de espanto. Meus irmãos, no chão, viraram-se, para me ver melhor, sabendo muito bem aonde tal insubordinação poderia nos levar.
- E você quem é?
- Madame Lefévre.
Notei que ele procurou ver se eu usava aliança. Não precisava se dar ao trabalho: como a maioria das mulheres em nossa região, havia muito tempo eu a vendera para comprar comida.
-Madame. Temos informações de que a senhora está abrigando animais clandestinos.
O francês dele era passável, sugerindo postos anteriores no território ocupado, e sua voz era calma. Aquele  não era um homem que temia o inesperado... ( Páginas 11,12)



" - O que é isso?
- O Quê?
Ele ergueu a lâmpada, e uma tênue luz dourada iluminou precariamente o quadro: um retrato meu que Édouard pintara quando nos casamos. Lá estava eu, naquele primeiro ano, com o cabelo cheio e lustroso em volta dos ombros, a pele clara e viçosa, e um olhar seguro de quem é amado. Eu o tirara do esconderijo havia várias semanas, dizendo à minha irmã não ter a menor intenção de deixar os alemães decidirem o que eu devia comtemplar na minha própria casa.
Ele levantou um pouquinho mais a lâmpada para poder ver melhor o retrato. " Não o coloque aí, Sophie," avisara Hélene. " Vai dar problema."
Quando ele finalmente se virou para mim, pareceu custar-lhe muito tirar os olhos do quadro. Olhou para o meu rosto, depois de novo para o retrato.." ( Página 13)


" Eles se calam, e enquanto estão observando o rio, o quarto começa a brilhar gentilmente. Ela olha para o rio, vendo-o iluminar-se gradativamente, como uma linha do futuro dela. Isso é certo?, ela se pergunta. Tenho permissão para ser feliz assim de novo?
Paul está tão calado que ela se pergunta se ele afinal adormeceu. Mas, quando ela se vira, ele está olhando para a parede em frente à cama. Está olhando para A garota que você deixou para trás, apenas agora visível à luz da aurora. Ela vira de lado e o observa. Ele está petrificado, sem desgrudar os olhos da imagem enquanto o dia vai clareando..." ( Página 162)





Autora: JoJo Moyes

Livro: A Garota que você deixou para trás

Título Original: The Girl You Left Behind

Traduçao: Adagilsa Campos da Silva

Editora: Intrínseca

Ano de Lançamento: 2017

Gênero: Romance Inglês

Número de Páginas: 317

Avaliação: Muito Bom

Foto: @Martaluciana1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…