Pular para o conteúdo principal

Os Dragões do Éden, de Carl Sagan (Resenha)

Resultado de imagem para carl sagan
Carl Sagan

Ultimamente tenho incluído os livros do Astrônomo e Cientista americano, Carl Sagan (1934-1996) no topo da minha lista de leituras. E como já era de se esperar, resolvi comentar aqui no blog um pouquinho do último livro dele lido por mim, Os Dragões do Éden. Tecer inúmeros elogios à ele, não basta, sendo que Carl foi o maior divulgador do ceticismo e da ciência, importante astrônomo e um dos idealizadores do Projeto SETI (Busca por vida alienígena), ambientalista, e defensor ferrenho do ecossistema. Dr. Sagan, como era conhecido no campo científico, merece ser lido e conhecido em suas obras magníficas sobre ciência.
Em Os Dragões do Éden, ele explica minuciosamente acerca do surgimento do universo, e traz no livro, um calendário cósmico com as respectivas datas da existência dos microorganismos, passando pelas eras mesozóica, pliocênico, e até a existência do homem em cima da terra, e nos lembra constantemente que o universo é antigo e nós, seres humanos, muito recentes.
Nos seguintes capítulos, Carl nos explica sobre a Evolução Biológica, Darwinismo, o cérebro e a natureza humana, com formidáveis teorias e experimentos de outros cientistas renomados, e traz com eloqüência, a explicação sobre a evolução do homem na terra.

Como é bem conhecido em seus livros, Carl nos envolve com sua sutileza irônica (Deliciosa, por sinal, adoro quando o autor possui certa inclinação para a ironia) ao criticar a pseudociência, doutrinas vagas, o senso comum, e o capitalismo. Carl defende o uso da ciência como material didático nas escolas, e cita um programa social do qual defendia (na época) para a implementação nas escolas americanas e ao redor do mundo. O legal em seus livros, é que ele próprio conta-nos sempre algo de sua vida para explicar um fato da ciência, e indica sempre bons livros e autores para os leitores lerem e julgarem por si próprio de acordo com suas conclusões.
A sensação que sinto ao ler os livros dele, é o destravamento do cérebro e surgindo aos poucos indagações novas do tipo: "Caramba! Porque eu nunca tinha parado pra pensar nisso? Ou "Nossa! Eu nem sabia que isso existia!" e começo a sentir uma pontinha de gosto pela ciência e descubro um novo mundo do qual nem eu, sabia que existia.

Particularmente, tenho certa admiração pelo Carl Sagan e seus livros, por ele ter sido um exemplo notável de cientista nos seus trabalhos na Astrofísica e Astronomia e um ferrenho divulgador da ciência, e também pelo seu jeito cool e sensível, além de ser um cara extremamente Culto, humilde, inteligente e com uma argúcia afiada. Antes de partir, Carl nos deixou um vasto material de suas obras e contribuições à ciência, para as gerações futuras. Ele viverá sempre que alguém lê um de seus livros, e se deparar com o cara incrível que ele foi. Quando li Carl Sagan pela primeira vez, decidir que queria ser uma pessoa melhor. Ele foi brilhante na Ciência. Acho que é isso o que está faltando hoje em dia, em alguns escritores, passar aos seus leitores um recado que inspire suas vidas e escolhas futuras, Carl soube perfeitamente transmitir essa mensagem às pessoas que acompanhavam seu trabalho. Ele tinha tal poder. A seguir uns trechos do livro: ⤵

" O mundo é muito velho e os seres humanos, muito recentes. Os acontecimentos importantes em nossas vidas pessoais são medidos em anos ou em unidades ainda menores. Nossa vida em décadas; nossa genealogia familiar, em séculos e toda a história, em milênios. Contudo, fomos procedidos por uma apavorante perspectiva do tempo, estendendo-se  a partir de períodos incrivelmente longos do passado, a respeito das quais pouco sabemos tanto por não existirem registros quanto pela real dificuldade de concebermos a imensidade dos intervalos compreendidos.
Mesmo assim, somos capazes de localizar no tempo os acontecimentos do passado remoto. A estratificação geológica e a marcação radiativa proporcionam informação quanto aos eventos arqueológicos, paleontológicos, e geológicos; A teoria Astrofísica fornece dados a respeito das idades das superfícies planetárias, das estrelas e da galáxia da via láctea, assim como uma estimativa de tempo transcorrido desde a grande explosão (big bang) que envolveu toda a matéria e a energia atual do universo.
Essa explosão pode representar o início do universo ou pode constituir uma descontinuidade na qual a informação da história primitiva do universo foi destruída.
Esse é certamente o acontecimentos mais remoto do qual temos qualquer registro." ( Página 5)


" O número de civilizações adiantadas na galáxia da via láctea depende hoje de muitos fatores, variando do número de planetas por estrela até  a probabilidade da origem da vida.
Mais, uma vez  que a vida teve início em um ambiente relativamente benigno, existem bilhões de anos de tempo evolutivo, as expectativas de muitos de nós é que os seres inteligentes se desenvolvessem.
Naturalmente que a rota evolutiva seria diferente daquela que observamos na terra. A sequência exata de acontecimentos que ocorreu aqui - Inclusive a extinção dos dinossauros e a recessão das florestas Pliocênicas e Pleistocênicas - Provavelmente não aconteceu da mesma forma em qualquer outro ponto do universo..." (Página 99)


      Leiam aqui:
                       Bilhões e Bilhões ➡  https://estantedelivroseleitura.blogspot.com.br/2017/04/bilhoes-e-bilhoes-reflexoes-sobre-vida.html

                 
Livro: Os Dragões do Éden
Título Original: The Dragons of Eden
Autor: Carl Sagan
Editora: PDF/círculo do livro
Número de Páginas: 103
Ano de lançamento: 1981
Gênero: Ciência
Avaliação: Excelente
Fotos: Carl/Googleimagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bilhões e Bilhões - Reflexões sobre a vida e a Morte na virada do Milênio, de Carl Sagan

Bilhões e bilhões foi o último livro escrito pelo Cosmológo e Cientista Carl Sagan (1936-1996), antes de falecer em 1996. O Cientista traz explicações e reflexões acerca de vários assuntos que inclui desde ciência, religião,  o cosmo, aborto, e fala sobre o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio na terra, faz duras críticas aos conservadores e nos mostra soluções e caminhos para conservar e proteger o planeta Terra. 

Ele fala sobre o aborto e traz uma excelente explicação com ilustrações e com base científica acerca dos fetos e os movimentos Pró-escolha e Pró-vida, e faz novamente duras críticas a sociedade conservadora e suas vaidades, e enaltece o empoderamento feminino das mulheres na sociedade. E mostra alguns de seus artigos que foram escritos científicos para a revista Parade e faz uma reflexão esplêndida sobre o século XX e os principais acontecimentos que ocorreram na história da humanidade, desde o surgimento dos planetas, os feitos da humanidade e suas catástro…

(Resenha) Hannibal - A Origem do Mal

Em Hannibal - A Origem do Mal, o autor nos leva para conhecer o passado do canibal mais aterrorizante (e admirado também, é claro.) dessa saga de livros best sellers do Thomas Harris.
A história do Dr. Lecter se passa durante a segunda guerra mundial na região dos Balcãs, ainda garoto aos treze anos de idade. A família Lecter vive os horrores da guerra com a invasão do exército nazista nos Balcãs, seu pai, o conde Lecter resolve fugir com a família, mas infelizmente eles são mortos pelas rajadas de bombas que são lançadas pelos caças nazistas. O garoto Hannibal e sua pequena irmã Mischa, sobrevivem, e juntos vivem os horrores da guerra. Só que os dois são capturados por caçadores canibais, disfarçados de agentes da cruz vermelha, que vivem pelas redondezas saqueando as casas abandonadas e matando os fugitivos.


Famintos, por falta de alimentos, os captores cobiçam devorar a pequena mischa, e Hannibal tenta de todas as maneiras proteger a irmã, esforço em vão, eles matam-na a golpes de ma…

Resenha do Livro Como Eu Era Antes de Você ( Jojo Moyes )

Como eu era antes de você, escrito pela Inglesa jojo moyes é o tipo de livro que faz o leitor se emocionar, rir e também se chorar. Não me fez chorar,mas fiquei entristecida ao ler sobre o fim que o personagem,Will Traynor, deu à própria vida, me encantei por todos personagens que passam uma verdade absurda nos diálogos e nos acontecimentos em torno da estória. O livro é sensacional e faz com que o leitor se imagine em cada cenário descrito no livro. Eu amei.
Louisa Clark, é demitida do emprego pelo patrão Frank, que fecha o café onde trabalha, e Lou se vê  aflita por ter acontecido isso ,sendo que ela ajuda sua família em casa com as despesas do lar. Lou é jovem, alegre e tagarela, e acaba encontrando um trabalho de cuidadora de um jovem tetraplégico, Will Traynor Rico e muito mal humorado- que sofreu um acidente no qual a moto o atropelou e deixou ele tetraplègico. È contratada pela Mãe de Will,CamillaTraynor, para pôder convencer ele a desistir da eutanásia. Lou aceita o trabalho,e…